Search
Close this search box.

Cidades

Corpo de Bombeiros resgata tamanduá-mirim que estava em quintal de residência

Após a captura, o animal foi transportado até uma área de mata nativa e solto em seu habitat natural

Publicado em

Cidades

CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta segunda-feira (8.12), um tamanduá-mirim que estava em uma árvore de uma residência localizada no município de Confresa (a 1.058 km de Cuiabá).

A equipe do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) foi acionada por volta das 6h e, prontamente, se deslocou até o local da ocorrência.

Ao chegar ao endereço da solicitação, os bombeiros constataram que o animal estava no alto de um pé de caju, no quintal da casa.

A contenção e a captura foram realizadas de forma segura, com técnicas apropriadas para esse tipo de situação, visando garantir a integridade do animal. Após o resgate, o tamanduá-mirim foi transportado até uma área de mata nativa distante da zona urbana, sendo devolvido ao seu habitat natural.

O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) é um mamífero que pode medir de 87 cm a 1,10 metro de comprimento e pesar até sete quilos. Tem pelagem predominantemente amarelada, com duas manchas pretas que se estendem pela região posterior do corpo. Possui cabeça com focinho alongado e dedos com garras.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, em casos envolvendo animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato pelo 193 solicitando auxílio e, em nenhuma hipótese, tentar realizar a captura por conta própria.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Articulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande

Publicados

em

A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro José Carlos Guimarães, em Várzea Grande, acaba de ganhar um importante impulso com a liberação de R$ 1.965.654,23 em recursos estaduais. A conquista é resultado da articulação do presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), que identificou a necessidade da obra e levou a demanda ao deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), responsável por intermediar a liberação junto ao Governo do Estado.

O anúncio foi feito pelo próprio deputado e pelo presidente da Câmara de Várzea Grande . Botelho destacou o empenho para destravar o recurso. “Foi um pedido do presidente da Câmara, vereador Wanderley. Nós agilizamos, fomos até o Governo do Estado, conseguimos a liberação desse recurso e ele já está autorizado para seguir à conta da Prefeitura e viabilizar essa importante obra para a população”, afirmou Botelho.

Wanderley Cerqueira ressaltou que a iniciativa nasceu a partir das reivindicações dos moradores da região, que há anos aguardam uma estrutura de saúde adequada. “Tivemos a ideia, ouvimos a comunidade e levamos essa necessidade ao deputado Botelho, que abraçou a causa e trabalhou para transformar esse projeto em realidade. Essa é uma conquista coletiva, mas que exigiu muito diálogo, articulação e compromisso com a população”, declarou.

O vereador também garantiu que continuará acompanhando todas as etapas do processo. “Nosso trabalho não termina com a liberação do recurso. Vou continuar fiscalizando a aplicação de cada centavo, acompanhando a execução da obra e cobrando que os prazos sejam cumpridos, para que a UBS seja entregue o quanto antes aos moradores do José Carlos Guimarães”, afirmou.

A aprovação do investimento foi oficializada por meio da Resolução CIB/MT nº 255, de 15 de maio de 2026, que autorizou o cofinanciamento estadual excepcional para a construção da unidade. A expectativa é que a nova UBS fortaleça a atenção básica e amplie o acesso aos serviços de saúde para milhares de famílias da região.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA