Cidades
Governo vai construir viaduto no encontro das Avenidas dos Trabalhadores e das Torres
A obra tem o objetivo de melhorar o trânsito da região, já que o encontro das duas avenidas provoca grandes congestionamentos nos horários de pico
Cidades
O Governo de Mato Grosso vai construir um novo viaduto em Cuiabá, no encontro entre a Avenida dos Trabalhadores e a Avenida das Torres. O edital da licitação para contratar a empresa que será responsável pela obra já foi publicado e a abertura das propostas está marcada para o dia 18 de dezembro.
O viaduto será construído na Avenida dos Trabalhadores, por cima da Avenida das Torres. A estrutura terá aproximadamente 500 metros de extensão e o valor estimado para execução da obra é de R$ 39,8 milhões.
A obra tem o objetivo de melhorar o trânsito da região, já que o encontro das duas avenidas provoca grandes congestionamentos nos horários de pico.
As duas vias são importantes corredores da Capital, já que a Avenida das Torres liga a região do Pedra 90 e do Coxipó até a região da Avenida do CPA, enquanto que a dos Trabalhadores liga a grande Morada da Serra ao centro de Cuiabá.
A obra será realizada com recursos próprios do Governo do Estado. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
As propostas das empresas interessadas em participar da disputa deverão ser enviadas por meio do sistema Siag. Os documentos referentes à licitação, assim como os projetos, estão disponíveis no site da Sinfra-MT.
Várzea Grande
Articulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro José Carlos Guimarães, em Várzea Grande, acaba de ganhar um importante impulso com a liberação de R$ 1.965.654,23 em recursos estaduais. A conquista é resultado da articulação do presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), que identificou a necessidade da obra e levou a demanda ao deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), responsável por intermediar a liberação junto ao Governo do Estado.
O anúncio foi feito pelo próprio deputado e pelo presidente da Câmara de Várzea Grande . Botelho destacou o empenho para destravar o recurso. “Foi um pedido do presidente da Câmara, vereador Wanderley. Nós agilizamos, fomos até o Governo do Estado, conseguimos a liberação desse recurso e ele já está autorizado para seguir à conta da Prefeitura e viabilizar essa importante obra para a população”, afirmou Botelho.
Wanderley Cerqueira ressaltou que a iniciativa nasceu a partir das reivindicações dos moradores da região, que há anos aguardam uma estrutura de saúde adequada. “Tivemos a ideia, ouvimos a comunidade e levamos essa necessidade ao deputado Botelho, que abraçou a causa e trabalhou para transformar esse projeto em realidade. Essa é uma conquista coletiva, mas que exigiu muito diálogo, articulação e compromisso com a população”, declarou.
O vereador também garantiu que continuará acompanhando todas as etapas do processo. “Nosso trabalho não termina com a liberação do recurso. Vou continuar fiscalizando a aplicação de cada centavo, acompanhando a execução da obra e cobrando que os prazos sejam cumpridos, para que a UBS seja entregue o quanto antes aos moradores do José Carlos Guimarães”, afirmou.
A aprovação do investimento foi oficializada por meio da Resolução CIB/MT nº 255, de 15 de maio de 2026, que autorizou o cofinanciamento estadual excepcional para a construção da unidade. A expectativa é que a nova UBS fortaleça a atenção básica e amplie o acesso aos serviços de saúde para milhares de famílias da região.
