Cidades
Museu da Caixa D’Água Velha abre neste sábado exposição “Unidos pela Arte”
Cidades
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, abrirá a partir deste sábado (6) a exposição “Unidos pela Arte”. O Museu da Caixa D’Água Velha inaugura a mostra às 19h, reunindo a diversidade criativa de artistas mato-grossenses e convidados. A iniciativa integra as ações da Exalte, que, ao longo de 2025, consolidou o espaço como um dos principais polos de promoção cultural da Capital. O evento poderá ser apreciado até o dia 25 de janeiro de 2026.
Sob gestão da Prefeitura de Cuiabá, o Museu vivenciou um ano de intensa programação, com inúmeras mostras e um fluxo inédito de atividades, chegando a abrigar seis exposições simultâneas. A política de ocupação permanente do espaço tem garantido visibilidade a artistas locais, democratizando o acesso à produção contemporânea e cumprindo o papel institucional de fomentar a arte e a cultura na cidade.
Com curadoria do artista e pesquisador Ari Carvalho, “Unidos pela Arte” apresenta obras de Bia Pinheiro, De Matos, Maria Eduarda, Danusa.vet.art, Theima – Além dos Olhos, Camila – Campere, Arthur Henrique, Antonio Vieira, Ari Carvalho, Paulo Laurentino, Adriana Petini, Igor Kohl e Deborah Prado. São pinturas, ilustrações, esculturas, artes digitais e composições experimentais que dialogam entre si e revelam universos particulares.
A mostra nasce do desejo de aproximar diferentes linguagens e sensibilidades, reafirmando a arte como ponte entre pessoas, culturas e histórias. O visitante encontrará expressões figurativas, retratos poéticos, abstrações vibrantes e obras que evocam ancestralidade, natureza, identidade e imaginação.
A proposta conduz o público por um percurso de múltiplas narrativas visuais, no qual a singularidade de cada artista se entrelaça à harmonia do conjunto, resultado da política cultural que tem pautado o Museu da Caixa D’Água Velha: ser um espaço vivo, plural e sempre aberto à comunidade artística cuiabana.
SERVIÇO
O quê: Abertura da exposição “Unidos pela Arte”
Quando: Sábado, 06 de dezembro, às 19h
Onde: Museu da Caixa D’Água Velha – Cuiabá
Entrada: Gratuita
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Várzea Grande
Articulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro José Carlos Guimarães, em Várzea Grande, acaba de ganhar um importante impulso com a liberação de R$ 1.965.654,23 em recursos estaduais. A conquista é resultado da articulação do presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), que identificou a necessidade da obra e levou a demanda ao deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), responsável por intermediar a liberação junto ao Governo do Estado.
O anúncio foi feito pelo próprio deputado e pelo presidente da Câmara de Várzea Grande . Botelho destacou o empenho para destravar o recurso. “Foi um pedido do presidente da Câmara, vereador Wanderley. Nós agilizamos, fomos até o Governo do Estado, conseguimos a liberação desse recurso e ele já está autorizado para seguir à conta da Prefeitura e viabilizar essa importante obra para a população”, afirmou Botelho.
Wanderley Cerqueira ressaltou que a iniciativa nasceu a partir das reivindicações dos moradores da região, que há anos aguardam uma estrutura de saúde adequada. “Tivemos a ideia, ouvimos a comunidade e levamos essa necessidade ao deputado Botelho, que abraçou a causa e trabalhou para transformar esse projeto em realidade. Essa é uma conquista coletiva, mas que exigiu muito diálogo, articulação e compromisso com a população”, declarou.
O vereador também garantiu que continuará acompanhando todas as etapas do processo. “Nosso trabalho não termina com a liberação do recurso. Vou continuar fiscalizando a aplicação de cada centavo, acompanhando a execução da obra e cobrando que os prazos sejam cumpridos, para que a UBS seja entregue o quanto antes aos moradores do José Carlos Guimarães”, afirmou.
A aprovação do investimento foi oficializada por meio da Resolução CIB/MT nº 255, de 15 de maio de 2026, que autorizou o cofinanciamento estadual excepcional para a construção da unidade. A expectativa é que a nova UBS fortaleça a atenção básica e amplie o acesso aos serviços de saúde para milhares de famílias da região.
