Cidades
Prefeitura projeta investimento de mais de R$ 220 milhões em asfalto após reequilíbrio fiscal
Cidades
A Prefeitura de Cuiabá projeta um investimento histórico em infraestrutura viária para os próximos anos. Segundo o prefeito Abilio Brunini, o município deverá aplicar mais de R$ 100 milhões em massa asfáltica em 2026 e outros R$ 120 milhões em 2027, recursos que só serão possíveis graças ao reequilíbrio fiscal alcançado pela gestão ao longo de 2025.
De acordo com o prefeito, a reorganização das contas públicas permitiu à administração municipal recuperar capacidade de investimento, especialmente em áreas sensíveis para a população, como a pavimentação e a manutenção das vias urbanas. “Se a gente não tivesse feito o ajuste fiscal em 2025, isso não seria possível. Organizar a casa foi fundamental para que Cuiabá volte a investir pesado em asfalto e infraestrutura”, afirmou Abilio.
O prefeito destacou que a prioridade será ampliar as ações de tapa-buraco, recapeamento e obras estruturantes nas ruas e avenidas da capital, atacando problemas históricos da malha viária. Segundo ele, o volume de recursos previsto permitirá planejamento de médio e longo prazo, deixando de lado ações pontuais e emergenciais.
“Não dá para ficar só apagando incêndio. A ideia é fazer obras mais duradouras, com qualidade, e acabar com esse ciclo de tapa-buraco malfeito que se repete todo ano. Com esses investimentos, vamos conseguir avançar de forma consistente”, explicou.
Abilio Brunini informou ainda que os detalhes do plano de investimentos serão apresentados aos vereadores assim que terminar o recesso parlamentar. A intenção é garantir transparência, diálogo institucional e alinhamento com o Legislativo antes do início da execução dos projetos.
“Assim que a Câmara retomar os trabalhos, vou encaminhar todas as informações aos vereadores. Quero que eles saibam exatamente onde o dinheiro será aplicado, quais regiões serão priorizadas e como será o cronograma das obras”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo reforçou que a população começará a sentir os efeitos do reequilíbrio fiscal de forma mais intensa a partir dos próximos anos, com ruas mais seguras, melhor mobilidade urbana e menos transtornos no dia a dia. “Arrumar as contas foi difícil, mas agora Cuiabá começa a colher os frutos desse esforço”, concluiu.
Várzea Grande
Articulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro José Carlos Guimarães, em Várzea Grande, acaba de ganhar um importante impulso com a liberação de R$ 1.965.654,23 em recursos estaduais. A conquista é resultado da articulação do presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), que identificou a necessidade da obra e levou a demanda ao deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), responsável por intermediar a liberação junto ao Governo do Estado.
O anúncio foi feito pelo próprio deputado e pelo presidente da Câmara de Várzea Grande . Botelho destacou o empenho para destravar o recurso. “Foi um pedido do presidente da Câmara, vereador Wanderley. Nós agilizamos, fomos até o Governo do Estado, conseguimos a liberação desse recurso e ele já está autorizado para seguir à conta da Prefeitura e viabilizar essa importante obra para a população”, afirmou Botelho.
Wanderley Cerqueira ressaltou que a iniciativa nasceu a partir das reivindicações dos moradores da região, que há anos aguardam uma estrutura de saúde adequada. “Tivemos a ideia, ouvimos a comunidade e levamos essa necessidade ao deputado Botelho, que abraçou a causa e trabalhou para transformar esse projeto em realidade. Essa é uma conquista coletiva, mas que exigiu muito diálogo, articulação e compromisso com a população”, declarou.
O vereador também garantiu que continuará acompanhando todas as etapas do processo. “Nosso trabalho não termina com a liberação do recurso. Vou continuar fiscalizando a aplicação de cada centavo, acompanhando a execução da obra e cobrando que os prazos sejam cumpridos, para que a UBS seja entregue o quanto antes aos moradores do José Carlos Guimarães”, afirmou.
A aprovação do investimento foi oficializada por meio da Resolução CIB/MT nº 255, de 15 de maio de 2026, que autorizou o cofinanciamento estadual excepcional para a construção da unidade. A expectativa é que a nova UBS fortaleça a atenção básica e amplie o acesso aos serviços de saúde para milhares de famílias da região.
